quarta-feira, 12 de março de 2014

Os dez mandamentos da interpretação textual

Caro estudante, a leitura de um texto não é um mero ato de decifrar símbolos. O ato de ler envolve não apenas a decodificação da mensagem, mas também a interação com o texto, produzindo sentidos durante a leitura. É nesse processo que se estabelece a interpretação textual, habilidade muito exigida pelo Enem e a chave para um bom resultado nesse exame. Muitas vezes, os elementos necessários para a resposta certa de uma questão encontram-se no próprio enunciado e, por nervosismo ou açodamento, o candidato não os percebe e erra. Faltam-lhe hábito de leitura e discernimento para enfrentar as questões com desembaraço e eficiência.


Para interpretar bem um texto, o candidato precisa tirar o maior rendimento possível da leitura. O Enem é elaborado nessa perspectiva, pois a competência leitora é o que mais se exige do candidato.

Sabe-se que não existe fórmula mágica para garantir uma boa interpretação de texto. Ler qualitativamente e
manter-se atualizado acerca dos fatos nacionais e internacionais é um excelente exercício. O Enem também demanda a capacidade de ler gráficos, imagens, mapas e tabelas e de extrair desses elementos os dados para responder a certas questões. Mas a leitura do texto literário representa um desafio maior, naturalmente por ter uma linguagem própria, que exige sensibilidade e argúcia especiais do candidato. Por isso é fundamental acostumar-se a ler textos literários em prosa e em versos a fim de aguçar a percepção e a sensibilidade. Apresentamos a seguir os dez mandamentos da interpretação textual elaborados pelo estudioso da nossa língua e gramático Evanildo Bechara.

Os dez mandamentos para análise de textos

  1. Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.
  2. Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
  3. Sublinhar, em cada parágrafo, a ideia mais importante (tópico frasal).
  4. Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
  5. Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto etc., para não se confundir no momento de responder a questão.
  6. Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a ideia mais importante contida neles.
  7. Não levar em consideração o que o autor quis dizer, e sim o que ele disse, escreveu.
  8. Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
  9. Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.
  10. Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos etc.).
Compreensão e interpretação de texto

Compreensão ou intelecção de texto - consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:

As considerações do autor se voltam para ...
Segundo o texto está correta ...
De acordo com o texto, está correta ...
Tendo em vista o texto, é correto ...
O autor sugere ainda que ...
O autor afirma que ...


Interpretação de texto - consiste em saber o que se infere
(conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente
é encontrado da seguinte maneira:
O texto possibilita o entendimento de que...
Com apoio no texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor ...
O texto possibilita deduzir-se que ...

Gramática Escolar da Língua Portuguesa, Evanildo Bechara, Editora
Nova Fronteira, 2010.

Fique de Olho

Três erros capitais na análise de textos

  1. Extrapolação
    É o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que não está escrito.
    Muitas vezes são fatos, mas que não estão expressos no texto. Deve-se ater somente ao que está relatado.
  2. Redução
    É o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade.
    Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas à parte dele.
  3. Contradição
    É o fato de se entender justamente o contrário do que está escrito. É bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: “pode”; “deve”; “não”; verbo “ser” etc.


Fonte: Enem 2011 Fascículo 15, Jornal O Povo - 27/09/2011

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