quarta-feira, 12 de março de 2014

Redação, as cinco competências da Matriz do Enem

O Enem solicita uma redação estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Nesse texto, serão avaliadas as cinco competências da Matriz do Enem, referentes à produção de um texto:

  1. Demonstrar domínio da norma-padrão da língua escrita. O estudante deve utilizar o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito: a norma-padrão. Para isso, deve ter atenção aos aspectos gramaticais, como sintaxe de concordância, de regência e de colocação, pontuação, flexão nominal e verbal e crase; às convenções ortográficas e ao registro adequado ao texto solicitado conforme a situação formal de produção textual exigida.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O estudante deve ler atenciosamente a proposta para compreender a temática e, assim, instaurar uma problemática em que se analisam, interpretam-se e se relacionam fatos, dados, informações, argumentos e opiniões em defesa de um ponto de vista; precisa também demonstrar conhecimento da estrutura tipológica de texto dissertativo-argumentativo e estabelecer um projeto de texto para desenvolver o tema configurando autoria.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Em dada situação formal de interlocução, o estudante deve demonstrar desempenho no tocante à seleção, à organização, à relação e à interpretação de fatos, dados, informações, argumentos e opiniões em defesa do enfoque dado ao tema proposto, estabelecendo relações lógicas e coerentes.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nessa competência, o estudante deve demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção e a articulação dos argumentos, dos fatos e das opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista, especialmente com relação ao emprego de recursos coesivos, como conectivos, tempos verbais, sequência temporal, relações anafóricas, conexões entre os vocábulos, as sentenças e os parágrafos, objetivando o estabelecimento da coesão lexical (repetição, reiteração, emprego de sinônimos, hiperônimos, conexos), da coesão gramatical e da coesão referencial.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. O autor do texto precisa apresentar propostas de intervenção relacionada com o tema proposto e com o projeto de texto desenvolvido sobre o tema, bem como a indicação de possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, respeitando os direitos humanos. Deve atentar também para a viabilidade das propostas.
É importante também destacar que o texto solicitado pelo Enem é em prosa porque deve ser redigido em parágrafos e é dissertativo-argumentativo porque se estrutura sob a seguinte forma: proposição (ou tese), argumentação e conclusão e tem o objetivo de defender, por meio de argumentos convincentes, uma ideia ou uma opinião.

Observe o quadro abaixo e veja uma das possibilidades de desenvolver o texto dissertativo-argumentativo para o Enem. Lembre-se: não se trata de um modelo ou uma receita infalível para a construção de texto, mas sim de uma possibilidade de construção.

Introdução Parte em que se estabelece a tese, que é a ideia que se defende, é uma afirmativa suficientemente definida e limitada e constitui o eixo central do texto para o qual vão concorrer todas as outras ideias que reforçam a posição apresentada.
Desenvolvimento Parte em que se usam diversas estratégias argumentativas para envolver o leitor, para impressioná-lo, para convencê-lo, para gerar credibilidade da tese que se está defendendo. Esses argumentos podem ser configurados como exemplos, dados estatísticos, fatos comprováveis, evidências, testemunhos, fatos históricos e outros.
Conclusão A conclusão solicitada é a de solução ou proposta. Para chegar a essa conclusão, toda a construção argumentativa deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução ou as soluções, porém, devem resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, as opiniões, as informações e os dados apresentados no desenvolvimento.

Manual de Capacitação para Correção da Redação do ENEM 2011

Para produzir esse tipo de texto, você deverá desenvolver bem a habilidade de argumentar. Para isso, vamos revisar o que é argumentar. Você já refletiu sobre esse termo?

Argumentar é a habilidade de persuadir e convencer. A persuasão se estabelece no plano das emoções, quando o interlocutor é levado a fazer o que deseja o enunciador. Já o convencimento se dá no plano das ideias, quando o locutor gerencia uma informação, com demonstrações e provas, para mudar a opinião do outro.

Pode-se convencer por meio de argumentos e razões, visando a levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio que o possibilite a concordar com os argumentos expostos. Essa linha de raciocínio pode ser bem estabelecida quando se faz um bom projeto de texto.

O texto argumentativo, portanto, é mais complexo que os outros, pois é um recurso que leva em consideração a experiência humana e está em contato com o saber. Por isso, é necessário que se tenha conhecimento do tema sobre o qual se vai argumentar, e, para isso, é importantíssimo que se esteja em constante contato com a leitura.

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar:
Gerenciando razão e emoção.
2ª ed.-São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

Além de dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa, o estudante deve ter conhecimentos diversificados uma vez que os temas solicitados no Enem são de ordem social, científica, cultural ou política, por isso é necessário que você esteja atento aos acontecimentos, leia bastantes jornais, revistas e sites que possam contribuir para a construção de seus argumentos. As leituras diversas, com propósito definido, ativam seu conhecimento prévio e, consequentemente, contribuem para solidificar seu conhecimento de mundo. Relembre os temas já solicitados:

1999 – “Cidadania e participação social”
2000 – “Direito da criança e do adolescente: Como enfrentar esse desafio nacional”
2001 – “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito”
2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”
2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras do jogo?”
2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
2005 – “O trabalho infantil na sociedade brasileira”
2006 – “O poder de transformação da leitura”
2007 – “O desafio de se conviver com as diferenças”
2008 – “Meio ambiente”
2009 – “A valorização do idoso” (prova anulada)
2009 – “O indivíduo frente à ética nacional”
2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana”
2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

Leia mais!

Para redigir um bom texto dissertativo-argumentativo, é importante que você evite
  • obscuridade: diz respeito ao uso de palavras ou expressões que dificultam o sentido da mensagem para o leitor.
  • ambiguidade: emprego de palavras ou expressões cujos sentidos não estejam bem delimitados e precisos.
Há dois tipos de ambiguidade:
  • A. A ambiguidade resultante do emprego inadequado de uma palavra ou uma expressão que possibilita duas ou mais interpretações;
  • B. A ambiguidade de referência, ou seja, quando o termo pode referir-se a mais de um elemento, mas a situação contextual não especifica.
  • prolixidade: consiste na utilização exagerada e desnecessária de palavras para exprimir uma ideia. “Se se pode expressar a ideia com quatro ou cinco palavras, por que se devem usar dez ou mais?”

Atenção!
Para treinar seus conhecimentos e suas habilidades no processo de produção escrita do Enem, participe do Christus - Redação 1000 online! Para isso, acesse o site www.christus.com.br e informe-se mais.

Fonte: Universidade Aberta do Nordeste Fascículo 1 - 2012 - FDR

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