domingo, 23 de março de 2014

Seis motivos para fazer o Enem

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o passaporte para o ensino superior, público ou particular, todo mundo já sabe. Mas você conhece as seis formas de utilizá-lo? Então, veja:


  1. Somente com o Enem é possível concorrer aos cursos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que seleciona para as vagas em 92 instituições públicas em todo o Brasil.
  2. Há universidades públicas que não aderem ao SISU, mas utilizam a nota do Enem como substituição da primeira fase do vestibular ou para complementar a nota. Veja no mapa do Enem como as Universidades utilizam a nota do Exame.
  3. A nota do Enem também é necessária para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudos em universidades particulares aos estudantes de baixa renda.
  4. Para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010 e tem interesse em solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), também é preciso fazer o Enem. O Fies é um programa de crédito utilizado para pagar as mensalidades da faculdade particular. A vantagem é que você paga somente depois de formado.
  5. Pensando no futuro, mesmo depois de entrar no ensino superior, o Enem também é etapa obrigatória para quem quer disputar as bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, que envia alunos da graduação para o exterior.
  6. Pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram o ensino médio podem obter o certificado de conclusão através do Enem.

Fonte: revista Veja e Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário