domingo, 6 de abril de 2014

Ciências Humanas - Geografia - Aula I

Prof.: Yuri Saboia

A geopolítica é a ciência que correlaciona aspectos políticos, sociais, geográficos nas relações de poder entre os Estados. Embora sempre presente na história, sua gênese remonta o século XIX quando grandes potencias neocolonialistas se interessaram pelo assunto e, influenciados pelo surgimento da geografia, passaram a discutir as alianças políticas e militares que se formaram naquele contexto.

O termo Geopolítica foi cunhado pelo Sueco Rudolf Rudolf Kjellén que utilizou o termo "geopolítica" pela primeira vez em 1905, sendo consolidado posteriormente pela publicação da "Zeitischrift für Geopolitik" "Revista de Geopolítica" alemã, organizada pelo general Karl Haushofer a partir de 1924.

O MUNDO ANTERIOR A 1945.

A Europa foi o centro social, político e econômico até 1945, quando dominou todas as ações revolucionárias conduzindo o mundo de acordo com seus interesses e preceitos.

No Período das Grandes Navegações, no século XV, Portugal e Espanha se tornam as potencias mundiais exercendo forte influencia no processo de ocupação e exploração das Américas, a partir de uma política econômica pautada no Mercantilismo.

A partir do século XVIII as inovações técnico científicas advindas do processo de Revolução Industrial que consolidou a fase do capitalismo liberal, onde o Estado não interfere diretamente nas ações de mercado e, assim, as inovações da máquina a vapor, a produção em série, mudanças nas relações trabalhistas, dariam mais oportunidades de desenvolvimento de mercado, ampliando assim o lucro do empresário industrial naquele momento. No século XIX, a necessidade de expandir mercados para além europa, de buscar fontes fornecedoras de matérias primas, empurrou a Europa para novas áreas, chegando ao período do Neocolonialismo, onde a África e Ásia seriam usadas, disputadas e partilhadas entre as potencias européias.

O surgimento de novos Estados, como a Itália e Alemanha, exerceu maior pressão sobre França e Inglaterra e, as tensões passaram a ser potencializadas. O Projeto Alemão de expandir seu território domesticamente levou essas potencias ao confronto da I Guerra Mundial, onde o palco foi a Europa.

Ao final dessa Guerra, os países, independentemente de vitoriosos e derrotados, estavam sem dinheiro e infraestrutura. Nesse contexto, emergiu os Estados Unidos com grande aparato econômico que consolidou o País como grande economia mundial.

A Europa vivenciou na década de 20 um período de reconstrução extremamente difícil, com fortes reações sociais e contestações de ordem político-econômico, chegando a fortalecer concepções esquerdistas em alguns países, como por exemplo na Itália, onde a burguesia rapidamente tratou de apoiar o movimento fascista, de Benito Mussolini.

Na década de 30 os países da Europa continuavam em dificuldade, pois a crise no sistema econômico mundial, advindo de Nova Iorque (1929), se alastrou pelo mundo e provocou grandes o desemprego em massa, reforçando ondas nacionalistas extremistas, levando países Europeus aos regimes totalitário (Nazismo, Salazarismo, Franquismo).

Diante do crescimento militar alemão, ao final da década de 30, Hitler invadiu a Polônia iniciando a 2° Guerra Mundial e confrontando mais uma vez as potencias européias. O fim dessa Guerra assinalou uma mudança ideológica no mundo que, pela primeira vez viu a emergência de potencias fora do eixo Europeu.

A BIPOLARIDADE MUNDIAL

Terminada a Segunda Guerra Mundial ocorreram Conferencias Internacionais que confirmaram a perda da potencialidade Política Eurocêntrica colocando o mundo diante de duas Superpotencias: Estados Unidos e União Soviética.

Dentre as transformações advindas desse equilíbrio de forças podemos destacar a divisão européia, numa cortina de Ferro (expressão usada por Churchill), delineando as zonas de influencia do Capitalismo e Socialismo, conflitando as ideologias e acirrando os nervos entre as áreas.

Características da Bipolaridade.
  • Potencias: EUA e URSS; 
  • Alianças Militares e Econômicas comandadas pelas potencias; 
  • Guerra Fria;
O Período de 1945 a 1991 foi considerado tenso e agitado em termos militares, onde o poder foi medido pela capacidade bélico-nuclear entre as potencias determinando uma corrida armamentista sem precedentes.

Na década de 80 a crise que se abateu sobre a URSS foi determinante para o fim da Bipolaridade e queda do regime comunista no Leste Europeu, Assim em 1991, Mikhail Gorbatchov dissolveu a União Soviética colocando um ponto final nesse conturbado período.

 Superaulas Enem 2012 - 30.10 - História - Guerra Fria - Professor Mocellin





O MUNDO MULTIPOLAR.

A partir de 1991, com o fim da bipolaridade mundial, ocorreu um remodelamento no cenário internacional com uma redução de investimentos bélicos (embora com crescimento recente) e o desenvolvimento de blocos econômicos, que fortaleceu a percepção de poder pela maior capacidade de mercado.

Em termos de conflitos, embora já preexistentes, as divergências étnico-religiosas, étnico-nacionalistas, terrorismo e narcotráfico seriam amplificadas exigindo novas táticas e novas alianças. A velha divisão de mundo Leste x Oeste, agora é determinada pelas forças econômicas Norte x Sul, que define as relações geopolíticas do mundo no século XXI.



Vídeos

 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 1 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 2 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 3 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 4 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 5 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 6 de 7



 29032014 - AE - Prof. Yuri Sabóia - Geografia - parte 7 de 7



Outros Vídeos

 AE 2013 [dia 30] Geografia - parte 1/4



 AE 2013 [dia 30] Geografia - parte 2/4



 AE 2013 [dia 30] Geografia - parte 3/4



 AE 2013 [dia 30] Geografia - parte 4/4

Nenhum comentário:

Postar um comentário