sexta-feira, 2 de maio de 2014

Linguagens e Códigos - Aula IV

ARTE: SABER CULTURAL E ESTÉTICO GERADOR DE SIGNIFICAÇÃO

Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.


» O QUE É ARTE?
  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus sentimentos, sua cultura.
  2. É o conjunto de procedimentos, utilizados para realizar obras, no qual aplicamos nosso conhecimento.

» QUEM É O ARTISTA?

E o homem que cria, com o objetivo de:
  1. Satisfazer suas utilidades práticas; 
  2. Divulgar suas crenças; 
  3. Distrair-se; 
  4. Sobreviver.
TEORIAS SOBRE A ARTE
  1. Arte como imitação
    Na antiga Grécia, Platão afirmava que as obras de arte não eram mais do que cópias mais ou menos perfeitas de modelos que a alma captara noutra dimensão da realidade. A criação artística é assim uma descoberta ou reencontro com a beleza que trazemos escondida dentro de nós. Na arte nada se cria de novo, mas apenas se dá forma a modelos pré-existentes na mente dos artistas.


  2. Arte como expressão
    A arte é a expressão das emoções, sentimentos dos artistas. Durante a Idade Média, os artistas encaram as suas produções artísticas como a expressão de um louvor a Deus, o único e efetivo criador.

    Observação: A concepção de arte como expressão emerge no século XIX valorizando a dimensão subjetividade da criação artística, primeiro com o impressionismo e depois mais explicitamente depois com o expressionismo.

    O momento decisivo desta ruptura foi a exposição que abriu a 15 de abril de 1874, no atelier do pioneiro de fotografia Nadar, com obras entre outros de Claude Monet (1840-1926).


  3. A arte como forma
    A arte é vista como um vasto conjunto de técnicas de expressão que cada artista faz uso consoante o meio específico em que trabalha. Cada artista cria ou combina símbolos ou signos visuais, auditivos ou outros destinados a provocar nos receptores ideias e emoções. O pintor combina cores e figuras; o compositor, sons e silêncios; o coreógrafo; movimentos e figuras; o arquiteto, espaços e volumes, etc.
  4. Arte é institucional
    O entendimento do que é a arte, assim como do que deve ser considerado artístico é remetido para a comunidade que a produz, avalia, promove e difunde. Os critérios seguidos por esta comunidade são em geral muito distintos dos usados pelo público não especializado.

» FUNÇÕES DA ARTE
  1. Estética: prazer, subjetividade. 
  2. Engajada: transformação social. 
  3. Religiosa: culto, propagação da fé.
» ARTE ANTIGA
  1. História das grandes civilizações do passado até o apogeu do velho mundo. 
  2. Predomínio do estilo cultural - arte é produto e identidade cultural da civilização.

Arte é:
  • Instrumento ritual com função religiosa; Subordinada à religião ou Opõe-se à religião. Artista é um gênio da técnica. Dons Divinos. Financiamento: Reflexo do poder. Governo, Nobreza, Elite religiosa, Surgimento do Mecenato (ascensão da burguesia).

ARTE NA IDADE MÉDIA

Na Idade Média, a arte traz modificações no comportamento humano; Com o Cristianismo, a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impressionar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do Universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.



A ARTE MODERNA

História: Mudanças culturais.
Revolução Francesa, Revolução Industrial, Surgimento do proletariado, Ascensão do Capitalismo X Socialismo, Imperialismo.
Impressionismo e Pós-impressionismo, Vanguardas Artísticas (os “isrnos”).
Movimentos-chave: Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo.
Predomínio do estilo pessoal - arte é produto e identidade cultural do artista ou grupo a que pertence.

Arte panfletária: Manifestos.
Contestação das “Belas Artes”.
Construção de uma estética pessoal.
O artista busca reconhecimento através da individualização.
O artista justifica sua genialidade criando sua técnica e estética.

A arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual era mais importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto (por meio da pintura ou da escultura) - o advento da fotografia fez com que houvesse uma diminuição drástica na demanda por certos meios artísticos tradicionais.

ACADÊMICO MODERNO

HIPERREAL1SMO

Hiperrealismo ou fotorrealismo é um estilo de pintura e escultura, que procura mostrar uma abrangência muito grande de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade.

Nesse estilo de pintura, a imagem fotográfica é um recurso permanente para os "novos realistas", sendo utilizada de diversas maneiras, sobretudo como meio para obter as informações do mundo; pinta-se a partir delas.

As obras hiper-realistas, por apresentarem uma exatidão de detalhes bastante minuciosa e impessoal, geram um efeito de irrealidade, formando o paradoxo: "E tão perfeito que não pode ser real".

GRAFITE


O grafite trata-se de um movimento, organizado na artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nov Iorque, com movimento culturais das minoria excluídas das minoria excluídas das cidade. Com revolução contra cultural em 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiro objetivam divulgar suas ideias.

Vídeos


12042014 - AE - prof. Sinval Farias - Português - parte 1 de 5


12042014 - AE - prof. Sinval Farias - Português - parte 2 de 5


12042014 - AE - prof. Sinval Farias - Português - parte 3 de 5


12042014 - AE - prof. Sinval Farias - Português - parte 4 de 5


12042014 - AE - prof. Sinval Farias - Português - parte 5 de 5

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