sexta-feira, 2 de maio de 2014

Linguagens e Códigos - Aula VI

:: Prof.: João Filho

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENEM

A dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada ideia. Pressupõe um exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência, objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão.

No discurso dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertação é abstraído do tempo e do espaço.

Alguns pontos essenciais desse tipo de texto
  • a. Toda dissertação é uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de argumentação; 
  • b. Em conseqüência disso, impõem-se a fidelidade ao tema; 
  • c. A coerência é tida como regra de ouro da dissertação; 
  • d. Impõe-se sempre o raciocínio lógico; 
  • e. A linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambiguidade pode ser um ponto vulnerável na demonstração do que se quer expor. 
  • f. A linguagem também deve ser clara, precisa, natural, original, correta gramaticalmente. 
  • g. O discurso deve ser impessoal (evitar-se o uso da primeira pessoa.)
O texto dissertativo-argumentativo é aquele em que se apresenta uma TESE (ponto de vista) acerca de um assunto SOCIAL, POLÊMICO, CIENTÍFICO fundamentado em ARGUMENTOS - fatos, dados que convençam o leitor da veracidade do ponto de vista apresentado inicialmente no texto. No ENEM, o texto polêmico costuma não ser cobrado.

Objetividade na dissertação

Temas sociais, polêmicos e científicos são impessoais. Por essa razão, é importante fazer uso da terceira pessoa, a fim de manter a análise subjetiva de textos dessa natureza.

Temas Sociais. Polêmicos e Científicos
  • Temas sociais
    Referem-se ao ser humano no contexto da sociedade.

    Ex.: prostituição infantil, violência, miséria, fome, pobreza, globalização, corrupção, política, educação, lazer, moradia, etc.

  • Temas polêmicos
    Expressam problemas que dividem a opinião da sociedade.

    Ex.: aborto, clonagem de seres humanos, doação de esmolas, doação obrigatória de órgãos, eutanásia, legalização da maconha, privatização de presídios, união civil de homossexuais, etc.
Observação: No ENEM, geralmente, temas polêmicos não são cobrados.

Temas científicos

Transmitem conteúdos de natureza científica, com o uso de terminologias de uma ou mais áreas da ciência. Apresenta uma linguagem clara, denotativa e formal.
Ex.: chuva ácida, efeito estufa, camada de ozônio, derretimento de geleiras, origem de terremotos e vulcões, funcionamento do cérebro humano, transplantes de órgãos humanos, clonagem, etc.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Como vimos na primeira aula de redação este ano, Aula II, a redação dissertativa apresenta a seguinte estrutura:
  • 1. Introdução - deve conter a ideia principal a ser desenvolvida. É a abertura do texto. Deve ser clara e chamar a atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e a tese a ser defendida.
  • 2. Desenvolvimento - exposição de elementos que vão fundamentar a ideia principal que pode vir especificada através da argumentação, de pormenores, da ilustração, da causa e da conseqüência, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação cronológica, da interrogação e da citação. No desenvolvimento, são usados tantos parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da ideia.
  • 3. Conclusão - é a retomada da ideia principal, que agora deve aparecer de forma muito mais convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento da dissertação. Na conclusão da redação do ENEM, é preciso que se aponte solução para o problema abordado no texto. Essa solução, portanto, deve ser específica, desenvolvida, viável. Além disso, deve sempre respeitar os direitos humanos.

Reflexão!

Toda discussão inteligente supõe que o debatedor tenha informações suficientes sobre o assunto e a capacidade de organizar os dados e o discurso de uma forma convincente. Objetividade e coerência são, pois, características essenciais da dissertação. Sendo a dissertação uma série concatenada de ideias, opiniões ou juízos, ela sempre será uma tomada de posição frente a um determinado assunto queiramos ou não.

Procurando convencer o leitor de alguma coisa, explicar a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar um ideia, estaremos sempre explanando as nossas opiniões, retratando o nosso conhecimento, revelando a nossa intimidade. É por esse motivo que se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivência, leitura, inteligência...) de uma pessoa através da dissertação.

Podemos contar uma história (narração) ou apontar características fundamentais de um ambiente (descrição) sem nos envolvermos diretamente. A dissertação ao contrário, revela quem somos, o que sentimos, o que pensamos. Nesse ponto, tenha-se o máximo de cuidado com o extremismo. Temos liberdade total de expor nossas opiniões numa dissertação e o examinador salvo raras exceções - sabe respeitá-las. Tudo o que expusermos, todavia, principalmente no campo político e religioso, deve ser acompanhado de argumentações e provas fundamentais.

Para fazer uma boa dissertação, exige-se:
  • a. Conhecimentos do assunto (adquirido através da leitura, da observação de fatos, do diálogo, etc.); 
  • b. Reflexões sobre o tema, procurando descobrir boas ideias e conclusões acertadas (antes de escrever é necessários pensar); 
  • c. Planejamento:
  • 1. Introdução: consiste na proposição do tema, da ideia principal, apresentada de modo a sugerir o desenvolvimento; 
  • 2. Desenvolvimento: consiste no desenvolvimento da matéria, isto é, discutir e avaliar as ideias em torno do assunto permitindo uma conclusão; coincide com a argumentação; 
  • 3. Conclusão: pode ser feita por uma síntese das ideias discutidas no desenvolvimento. É o resultado final, que deve conter a solução desenvolvida e específica do problema. 
  • d. Registrar ideias fundamentais numa seqüência;

  • e. Acrescentar o que faltar, ou suprimir o que for supérfluo, desnecessário (RASCUNHO);

  • f. Desenvolvimento do plano com clareza e correção, mantendo sempre fidelidade ao tema.
Dúvidas comuns

A. Como fazer uma boa dissertação?

A dissertação exige amadurecimento no assunto tratado, conhecimento da matéria, pendor para a reflexão, raciocínio lógico, potencial argumentativo, capacidade de análise e de síntese, além do domínio de expressão verbal adequada e de estruturas lingüísticas específicas.

B. Como começar uma dissertação?

Normalmente, o aluno de redação manifesta sua angústia: "Não sei como iniciar". Não sabe como iniciar, porque não sabe como desenvolver e como concluir, simplesmente porque não organizou um plano. Nas palavras de Boaventura, "o plano é o itinerário a seguir: 'um ponto de partida', em que se indica o que se quer dizer, e 'um ponto de chegada', no qual se conclui. Entre os dois, há as etapas, isto é, as 'partes' da composição. Construir o plano é, em última análise, estabelecer as divisões".

C. Como estruturar uma dissertação?

No livro "Como Ordenar as Ideias", Edivaldo M. Boaventura resume muito bem aquilo que o bom-senso diz a respeito de todo o texto escrito: "A arte de bem exprimir o pensamento consiste em saber ordenar as ideias. E como se ordenam as ideias? Fazendo a previsão do que se vai expor". É preciso pensar nas partes do seu texto.

D. O que é preciso para argumentar?

Para argumentar é preciso, em primeiro lugar, saber pensar, encontrar ideias e concatená- las. Assim, embora se trate de categorias diferentes, com objetos próprios, a argumentação precisa ter como ponto de partida elementos da lógica formal. A tese defendida não se impõe pela força, mas pelo uso de "elementos racionais" - portanto toda argumentação "tem vínculos com o raciocínio e a lógica". Faça sempre uma análise crítica do que escreveu, por meio das seguintes perguntas: A redação é interessante? A leitura do texto é agradável? Tem boas ideias? O texto dá uma boa ideia daquilo que foi descrito? O texto está bem organizado? Há uma tese no meu texto que é fundamentada nos parágrafos seguintes?

A escolha do ponto de vista

Muitos temas dissertativos são bastante amplos, por isso precisam ser delimitados. Para delimitar o tema, é necessário ter uma visão global dele e determinar que ponto de vista será escolhido para análise. Na escolha desse ponto de vista, é importante optar pelo ângulo de análise do tema que lhe parecer melhor, mais favorável.

Para exemplificar a escolha do ponto de vista, indicamos três temas seguidos de alguns rumos que o texto dissertativo pode seguir. Veja:

Tema ¹: Violência

Delimitação do tema (escolha do ponto de vista):
➔ Violência doméstica;
➔ Violência nos grandes centros urbanos;
➔ Violência rural;
➔ Violência nos estádios;
➔ Violência na escola;
➔ Violência na televisão e em jogos eletrônicos.

Tema ²: Drogas

Delimitação do tema (escolha do ponto de vista):
➔ Consumo de drogas entre adolescentes;
➔ Presença de drogas nas escolas;
➔ Tráfico de drogas;
➔ Legalização de drogas;
➔ Drogas nos presídios brasileiros;
➔ Combate à comercialização de drogas.

Tema ³: Televisão

Delimitação do tema (escolha do ponto de vista):
➔  influência da televisão na vida das pessoas;
➔ A televisão e a leitura;
➔ A televisão e o diálogo familiar;
➔ A televisão e o sedentarismo;
➔ A televisão como fonte de lazer e de informação;
➔ A televisão e a violência.

A contra-argumentação

Quem argumenta algum ponto de vista deve ter a preocupação de agir de forma refletida, coerente, verdadeira. Isso é fundamental para evitar a contra-argumentação, ou seja, as ideias que se opõem aos argumentos ou simplesmente a algum argumento injustificável, que pode ser contradito.

Para evitar que seu texto seja alvo de argumentos contrários por parte do leitor, apresentamos, a seguir, algumas técnicas para evitar posicionamentos contrários àquilo que se defende no texto.

Estratégias para evitar contra-argumentos
  • a. Antes de iniciar a abordagem de qualquer assunto, reflita criticamente sobre ele; 
  • b. Certifique-se da exatidão das suas ideias - argumentos e informações. Faça, portanto, somente afirmações que correspondam à realidade, ou seja, não invente, aumente ou exagere; 
  • c. Seja ponderado, não radicalize diante de um assunto polêmico; 
  • d. Evite expressões que denotam subjetividade, tais como "eu acho", "eu acredito", "na minha opinião," "quem sabe"; 
  • e. Seja impessoal. Procure fazer prevalecer no texto a função referencial da linguagem, e não a emotiva ou a conativa; 
  • f. Não permita que haja no seu texto contradições, ideias incoerentes; 
  • g. Não generalize, pois você pode estar sendo injusto se proceder assim; 
  • h. Não faça afirmações se não pode comprová-las; Evite deixar ideias ou palavras vagas, sem clareza; 
  • j. Evite tirar conclusões precipitadas, o que pode gerar conceitos equivocados. Lembre-se de que a dissertação requer análise, reflexão.

Vídeos

12042014 - AE - prof. João Filho - Redação - parte 1 de 4


12042014 - AE - prof. João Filho - Redação - parte 2 de 4


12042014 - AE - prof. João Filho - Redação - parte 3 de 4


12042014 - AE - prof. João Filho - Redação - parte 4 de 4

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