terça-feira, 25 de março de 2014

História - Exercícios I

Questões de sala

1 - Observe a charge abaixo:


Sobre o sistema político brasileiro durante o período colonial, assinale o item correto:
  • Ⓐ O sistema de capitanias hereditárias, assim como o sistema de feitorias, foi utilizado com sucesso no processo de colonização do litoral africano e asiático.
  • Ⓑ Os donatários eram representantes da alta burguesia portuguesa ávida para ampliar seus negócios na América, na África e na Ásia.
  • Ⓒ O processo de ocupação das terras brasileiras foi marcado pela utilização compartilhada de capital particular e da coroa portuguesa.
  • Ⓓ Os donatários, mesmo não sendo donos das capitanias, possuíam direitos de ocupação e exploração das terras brasileiras.
  • Ⓔ O Rei era o proprietário das terras, porém, como os recursos eram particulares, não era concedida na carta foral participação nos lucros para o Estado.

2 - Foi, em geral, no Brasil, o costume de as mulheres casarem cedo. Aos doze, treze, quatorze anos. Com filha solteira de quinze anos dentro da casa já começavam os pais a se inquietar e a fazer promessas a Santo Antônio ou São João. (...) Ainda hoje, nas velhas zonas rurais, o folclore guarda a reminiscência dos casamentos precoces para a mulher. Diz-se no interior de Pernambuco:

Meu São João, casai-me cedo,
Enquanto sou rapariga,
Que o milho rachado tarde
Não dá palha nem espiga.
( ... )
Minha mãe, nos casa logo
Quando somos raparigas.
O milho plantado tarde
Nunca dá boas espigas.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 34ª ed., Rio de Janeiro, Editora Record, 1988.

Sobre a sociedade colonial açucareira e o papel da mulher no Brasil durante os séculos XVI e XVII, assinale o item correto
  • Ⓐ As escravas negras trabalhavam na lavoura enquanto que as funções domésticas eram atribuídas às índias.
  • Ⓑ As mulheres brancas que não casavam eram enviadas de volta para a Europa e tinham seus nomes retirados dos testamentos dos pais.
  • Ⓒ Os casamentos eram arranjados pelas famílias, que viam, na união dos filhos, uma aliança política e econômica fundamentada na busca pela prosperidade.
  • Ⓓ As meninas eram educadas nas escolas jesuíticas e, quando casavam, ajudavam os maridos na comercialização da produção açucareira.
  • Ⓔ As negras que tinham filhos bastardos com os brancos eram expulsas da fazenda e amaldiçoadas pelos escravos.

3 - Leia os textos a seguir:

Texto I

“O negociante de escravos José Moreira Veludo foi fazer curativo em um de seus cativos e acabou atacado a pauladas. Na polícia, os agressores contaram o ocorrido nos mínimos detalhes, sem esconder nada. É que desejavam, mesmo, parar na cadeia, onde as condições de vida eram bem melhores do que as da casa do senhor.”

Texto II

“Perdigão Malheiro era abolicionista. Mas só entregava as cartas de alforria aos seus cativos sob condições, como a de trabalharem para ele durante mais alguns anos ou até completar a maioridade. E as desejadas cartas, no mais tradicional estilo paternalista, só vinham em datas especiais para a família do indivíduo escravizado, como aniversário, casamento ou batizado.”

Acerca das relações apresentadas nos textos, assinale a afirmativa verdadeira:
  • Ⓐ Apenas o texto I é verdadeiro, pois a única forma de manter o domínio sobre os escravos era a violência física.
  • Ⓑ Apenas o texto II é verdadeiro, pois a única forma de dominar os escravos era a promessa da carta de alforria.
  • Ⓒ Apenas o texto I é falso, pois não havia violência física uma vez que os escravos eram bens muito caros.
  • Ⓓ Apenas o texto II é falso, pois a única forma de um escravo conseguir a liberdade era com a morte de seu senhor.
  • Ⓔ Ambos os textos são verdadeiros, pois as relações de dominação variavam de senhor para senhor.

4 - ENEM 2003 - Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas.

(…) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior frequência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados, de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...).

Neste texto, Jean de Léry
  • Ⓐ despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos.
  • Ⓑ revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de “selvagens”.
  • Ⓒ reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus.
  • Ⓓ valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.
  • Ⓔ valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos.

5 - Observe a charge abaixo:



NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes. 4ª Ed. Ed. Ática, 2003

A análise da charge e o conhecimento historiográfico sobre o Período da União Ibérica permitem afirmar corretamente que
  • Ⓐ A unificação das coroas luso-espanhola permitiu a formação de uma aliança com os holandeses que passaram a financiar a produção açucareira do Brasil.
  • Ⓑ A guerra entre holandeses e portugueses possibilitou a invasão dos espanhóis às áreas produtoras de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro.
  • Ⓒ A aliança entre espanhóis e holandeses contra os portugueses prejudicou a produção brasileira de cana-de-açúcar.
  • Ⓓ A união entre Portugal e Espanha provocou o rompimento do comércio açucareiro que era financiado pelos holandeses.
  • Ⓔ A aliança entre portugueses e holandeses garantiu o financiamento necessário para a extração e exploração de metais preciosos no Brasil.

6 - (UFRN) A partir do século XVII, a exploração portuguesa no território brasileiro ultrapassou o litoral, avançando pelo interior, com o movimento das Bandeiras, representado no mapa a seguir.


FONTE: COTRIM, Gilberto. "História e consciência do Brasil". São Paulo: Saraiva, 1997. p. 105.

Analisando o mapa acima, é correto afirmar que as Bandeiras
  • Ⓐ forçaram a dilatação da linha de Tordesilhas, favorecendo o império espanhol.
  • Ⓑ dirigiram-se aos sertões procurando metais preciosos e criando aldeamentos indígenas.
  • Ⓒ detiveram-se nas margens dos principais rios situados no território português.
  • Ⓓ forneceram elementos para um primeiro delineamento das fronteiras brasileiras atuais.

7 - (...) Quanto às construções, destacam-se a casagrande, sede da propriedade e moradia de seu dono e sua família, servia também como fortaleza, hospedaria e escola. Como extensão dela, estava a capela, local privilegiado para a vida social de toda a comunidade de um engenho, pois nela acontecia, principalmente nos domingos e dias-santos, casamentos, batizados e missas.

FREITAS NETO, José Alves de, TASINAFO, Célio Ricardo. História geral e do Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Harbra, 2011.

(...) Milhares de pessoas não diretamente ligadas à extração aurífera mudaram-se para a região das minas. Assim, clérigos, advogados, artesãos, intelectuais, burocratas, militares e comerciantes instalaram-se nas vilas e cidades, formando um setor médio, (...).

FREITAS NETO, José Alves de, TASINAFO, Célio Ricardo. História geral e do Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Harbra, 2011.

A análise dos textos acima e os conhecimentos sobre a sociedade colonial permitem afirmar:
  • Ⓐ O caráter rural e patriarcal da sociedade açucareira estava vinculado ao poder econômico e social do senhor de engenho.
  • Ⓑ As cidades que surgiram com a mineração provocaram o abandono dos engenhos em todo o litoral nordestino.
  • Ⓒ A existência de uma economia fundamentada na plantação de cana-de-açúcar impedia o surgimento de centros urbanos.
  • Ⓓ A multiplicidade de grupos sociais na região mineradora promoveu a expansão de idéias religiosas ameaçando o domínio católico.
  • Ⓔ A escravidão praticada na sociedade açucareira foi sendo substituída, gradativamente, pelo trabalho livre em virtude do surgimento de uma classe média.

8 - A liderança do governo português pelo Marquês de Pombal repercutiu em vários aspectos da política colonial no Brasil, como o(Ⓐ:
  • Ⓐ recuo das ações portuguesas de expansão territorial no sul e centro-oeste.
  • Ⓑ apoio à ação missionaria da Igreja como forma de consolidar a conquista do território.
  • Ⓒ subsídio à lavoura canavieira nordestina, reforçando o caráter monocultor da economia colonial.
  • Ⓓ incentivo ao ensino e sua liberalização sob a direção das Ordens Religiosas.
  • Ⓔ política de rigoroso fiscalismo sobre a economia mineradora.

9 - A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como

  • Ⓐ movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos.
  • Ⓑ movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política.
  • Ⓒ manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português.
  • Ⓓ manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

10 - Leia os textos a seguir:

Texto 1

“Aprende-se no colégio que os 24 inconfidentes condenados em 1792 tiveram seus bens confiscados pela coroa portuguesa. Chegou-se mesmo a uma estimativa segundo a qual os confiscos renderam o equivalente a 643 quilos de ouro. Tratando de uma conspiração descoberta no andar de cima da colônia, podia-se pensar que o alferes Tiradentes perdeu o pescoço, mas seus companheiros perderam os anéis. O pesquisador acompanhou o movimento dos patrimônios de sete conjurados que viviam na comarca do Rio das Mortes. Um deles, Francisco de oliveira Lopes, ensinara que “o dinheiro vencia tudo”. Burocratas levaram propinas, fazendas não foram inventariadas, jóias sumiram e, dos 529 escravos sequestrados, 87 sumiram.”

Comentário a respeito do livro, A Fortuna dos Inconfidentes – Caminhos e Descaminhos dos bens dos conjurados mineiros (1760-1850) do professor André Figueiredo Rodrigues. In: GASPARI, Elio. O Povo, 25 de abril de 2010, p. 28.

Texto 2

“Quem já não ouviu falar em Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes? Mas quase ninguém lembra ou ouviu falar a respeito do aprendiz de alfaiate, Manuel Faustino dos Santos Lira, o qual não tinha dezoito anos completos quando foi enforcado e esquartejado pelos “mesmo” ideais de Tiradentes. Você pode estar se perguntando: Por que com esse tempo todo de vida escolar, eu não sabia disso?.”
(Prof. Wagner Castro)

Os trechos nos textos evidenciam a atuação de movimentos sociais que marcaram e contribuíram para mudanças nos processos de disputa pelo poder, depreende-se que
  • Ⓐ A Inconfidência Mineira foi um movimento popular, enquanto, a Conjuração Baiana foi um movimento elitista.
  • Ⓑ Ao defenderem o fim do preconceito racial, a igualdade jurídica e política e uma república democrática, Tiradentes foi condenado e os demais inconfidentes tiveram seus bens confiscados.
  • Ⓒ A memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias históricas das épocas posteriores, fazendo de Tiradentes um herói e levando ao esquecimento o menino Manuel Faustino dos Santos Lira.
  • Ⓓ A memória construída nos livros didáticos revela a dimensão e importância dos ideais que levaram a morte Manuel Faustino.
  • Ⓔ A história tradicional revela bem o rigor da justiça em relação aos bens dos inconfidentes, comparada com a morte dos líderes baianos.












GABARITO SALA
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