sexta-feira, 28 de março de 2014

Atualidades I - O Brasil pede água

O país tem chuvas abundantes, os maiores rios do mundo, a maior quantidade de mananciais do mundo, litoral extenso – e vive sob o espectro de falta de água e energia. O que fazer para sair dessa?

MARCOS CORONATO E ALINE IMERCIO, COM FELIPE GERMANO

terça-feira, 25 de março de 2014

História - Exercícios I

Questões de sala

Ciências Humanas - História - Aula I

A ocupação do território brasileiro

Prof.: Márcio Michiles


O processo de ocupação territorial brasileiro iniciou de forma tardia. Durante o período pré-colonial os portugueses praticamente abandonaram o território conquistado. Após esse período foi adotado o sistema de capitanias hereditárias para garantir a posse da terra e iniciar sua efetiva exploração. A presença portuguesa ficou praticamente restrita ao litoral, como foi citado pelo jesuíta Antonil: “Os portugueses são como caranguejos, sempre cortando o litoral”.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Matemática e suas Tecnologias - Aula III

Escalas Numéricas
:: Prof. Carlos Davyson

A escala numérica representa a relação existente entre as dimensões reais de um objeto/ região e as suas dimensões em uma representação reduzida (mapa, maquete ou miniatura), é representada sob a forma de fração. O numerador é sempre a unidade (1) e indica a distância no mapa, e o denominador indica a distância real correspondente (número de vezes que a realidade foi reduzida).

domingo, 23 de março de 2014

Seis motivos para fazer o Enem

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o passaporte para o ensino superior, público ou particular, todo mundo já sabe. Mas você conhece as seis formas de utilizá-lo? Então, veja:

sábado, 22 de março de 2014

Matemática e suas Tecnologias - Aula II

PRINCÍPIOS DE CONTAGEM
:: Prof.: Alexandre Moura

A necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória. Trata-se de uma parte da Matemática que estuda os métodos de contagem. Esses estudos foram iniciados já no século XVI, pelo matemático italiano Niccollo Fontana (1500-1557), conhecido como Tartaglia. Depois dele vieram os franceses Pierre de Fermat (1601-1665) e Blaise Pascal (1623-1662).

quarta-feira, 19 de março de 2014

Matemática e suas Tecnologias - Aula I

Trigonometria nos triângulos

:: Prof. Aldemir Jucá

Razões Trigonométricas

Em um triângulo retângulo as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente são assim definidas:

Linguagens e Códigos - Aula III

LITERATURA e INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Prof. Sinval Farias


Uma aranha tece cuidadosamente o seu texto como se quisesse nos dizer algo...

Um TEXTO é um tecido verbal organizado possuidor de sentido, ou seja, um conjunto de palavras encadeadas, em forma de frases, orações e períodos, que servem para comunicar. Um TEXTO é, então, uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal, como se vê no Dicionário das ciências da Linguagem de Oswald Ducrot & Tsvetan Todorov.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dicas para uma redação nota máxima

(pintura de Edouard Manet, The Reader)
Muitos sites indicam a melhor forma de se alcançar a redação perfeita. E o que se verifica é que o aluno precisa de um conjunto de habilidades, que vai da condição emocional até às leituras que fez na vida. Veja aqui alguns links e as dicas para a redação nota 1000:

- Manter a calma, cuidados com o plágio e fuga do tema, textos não podem ser muito curtos, o verbo 'haver' é escorregadio: http://goo.gl/mt8TCy (fonte: Terra Educação)

- Conhecimento sobre o tema, treino é essencial, cuidado para não zerar: http://goo.gl/H0zJie (fonte: Guia do Estudante)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Redação, as cinco competências da Matriz do Enem

O Enem solicita uma redação estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Nesse texto, serão avaliadas as cinco competências da Matriz do Enem, referentes à produção de um texto:

Linguagens e Códigos - Aula II

TEORIA DISSERTATIVA PARA O ENEM
:: Prof.: João Filho

Dissertar é tratar com desenvolvimento um ponto doutrinário, um tema abstrato, um assunto genérico, ou seja:

Dissertar é expor ideias em torno de um problema 
qualquer e/ ou argumentar sobre elas.


Consiste na exposição de um assunto, no esclarecimento das verdades que o envolvem, na discussão da problemática que nele reside, na defesa de princípios, na tomada de posições. Caracteriza-se a dissertação pela análise objetiva de um assunto, pela sequência lógica das ideias, quando refletidas e expressas, pela coerência na exposição delas.

Linguagens e Códigos - Aula I

- O que é Interpretação de Texto?

:: Professor Volney Ribeiro

O estudo da Língua Portuguesa, em qualquer de suas vertentes, é, acima de tudo, uma deliciosa viagem. Estudar Literatura, Gramática, Redação ou Interpretação de texto é viajar com direito a emoções na bagagem.

Lembrando que TUDO É TEXTO, passaremos agora à fascinante tarefa de INTERPRETAR textos com o auxílio de tudo que ocorre ao nosso redor. O que vemos, o que tocamos, o que cheiramos, o que ouvimos, o que degustamos, o que sentimos, todos os nossos sentidos servem para conhecermos o mundo, para conhecermos tudo aquilo que nos cerca: a cor vermelha da rosa, a maciez da pele de um bebê, o cheiro dos cabelos de uma mulher, a sonoridade perfeita de um violino, o sabor da fruta preferida, um estranho pressentimento...

Os dez mandamentos da interpretação textual

Caro estudante, a leitura de um texto não é um mero ato de decifrar símbolos. O ato de ler envolve não apenas a decodificação da mensagem, mas também a interação com o texto, produzindo sentidos durante a leitura. É nesse processo que se estabelece a interpretação textual, habilidade muito exigida pelo Enem e a chave para um bom resultado nesse exame. Muitas vezes, os elementos necessários para a resposta certa de uma questão encontram-se no próprio enunciado e, por nervosismo ou açodamento, o candidato não os percebe e erra. Faltam-lhe hábito de leitura e discernimento para enfrentar as questões com desembaraço e eficiência.

terça-feira, 11 de março de 2014

Cerca de 10 mil alunos participam da aula inaugural da Academia Enem


Um curso cheio de oportunidades

Academia Enem é um curso gratuito, iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude e gestão do Instituto Cuca,  voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da Rede Pública de Ensino, para ingressar na educação superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral.

O curso teve início no dia 9 de março de 2014 e está em sua segunda edição, com aulas no Ginásio Paulo Sarasate aos domingos - e também em alguns sábados e dias de semana... São 8 mil beneficiados pelo projeto, que oferece ao aluno material didático, camisa, lanche, vale-transporte e professores nas quatro áreas de conhecimento exigidas pelo Enem. As aulas vão até novembro de 2014.